Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • O Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas estreita relações com a Noruega
Eventos Notícias Publicações

O Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas estreita relações com a Noruega

No âmbito da cooperação bilateral entre Moçambique e Noruega, realizou-se no dia 21 de Abril, na sala de reuniões do IDEPA, a reunião técnica para aprofundar possíveis áreas de colaboração científica, formação e assistência técnica dos quadros moçambicanos nas áreas da pesca e aquacultura.

A reunião técnica, foi dirigida pelo Exmo. Senhor Director Geral da ADNAP, IP, Cassamo Hassane Cassamo Júnior, que se fez acompanhar pela Directora Geral Adjunta, Lucinda Isabel Mangue, e pelos técnicos das áreas de Gestão Participativa, Monitorização da Pesca e Tecnologias de Informação e Comunicação respectivamente.

Cassamo Hassane Cassamo Júnior, sublinhou a necessidade de troca de sinergias com destaque para as estatísticas do subsector da pesca artesanal e gestão sustentável dos recursos pesqueiros em Moçambique.

Durante a missão, foi apresentado o estágio actual do Sistema Nacional de Amostragem da Pesca Artesanal (SNAPA), as iniciativas de cogestão, as perspectivas e os principais desafios do Sector na implementação destas actividades.

Jan Birger Jørgensen, representante da Norwegian Fishemen’s Association, destacou a oportunidade para dinamizar os acórdãos bilaterais nos domínios da pesca e aquacultura, troca de sinergias para utilização de uma Base de Dados Regional baseada na Web, transferência de capacidade e suporte de TI.

Portanto, como ponto de partida, as partes acordaram em elaborar um documento de base com as principais áreas de cooperação que será objecto de discussão no Workshop entre os dias 24 e 25 de Abril na Ponta de Ouro.

Artigos relacionados

O Sucesso do Licenciamento Eletrónico na Pesca Artesanal: Projecto-piloto em Nampula e Zambézia.

Julio Mauro Langa

Novas Faces, Novos Rumos: Dirigentes Tomam Posse na Administração Nacional da Pesca, IP

Julio Mauro Langa

Museus do Mar, Epicentro das Celebrações do Dia Mundial da Pesca

Julio Mauro Langa