Administração Nacional das Pescas
Eventos Notícias

Estabelecido o Período de Defeso e Veda 2022/2023

COMUNICADO

  1. No quadro da adopção de medidas de conservação e preservação dos recursos pesqueiros, foi estabelecido o período de defeso e veda 2022/2023 para as pescarias de Caranguejo do Mangal e Camarão de Superfície, na pesca artesanal, semi-industrial e industrial.
  • Para a pescaria de Caranguejo do Mangal, o defeso incide sobre a pesca artesanal e abrange toda a zona costeira do país, entre os dias 1 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022, conforme a Tabela 1.

    Tabela 1. Período de defeso do Caranguejo do Mangal

PescaÁreaPeríodo de defeso
ArtesanalToda a costa moçambicana1 de Novembro de 2022 a 31 de Dezembro de 2022
  • Para a pescaria de Camarão de Superfície, o defeso e veda incidem sobre a pesca artesanal, semi-industrial e industrial, abrangendo o Banco de Sofala, Baía de Maputo, Foz do Rio Limpopo e Província de Inhambane, no período de 1 de Novembro de 2022 a 14 de Março 2023, conforme a Tabela 2.

    Tabela 2. Período de defeso e veda da Pescaria de Camarão de Superfície

Área Tipo de PescaPeríodo de defeso e veda
Banco de Sofala, Baía de Maputo, Foz do Rio Limpopo e Província de InhambaneIndustrial, Semi-industrial e Artesanal1 de Novembro de 2022 a 14 de Março de 2023
  • Comunica-se, igualmente, aos operadores da pesca de camarão de superfície e da pesca artesanal, em particular, que durante o período de defeso e veda apenas ficam interditos de usar artes de pesca que capturam as espécies de camarão, podendo, alternativamente, exercer a pesca dirigida para outras pescarias, ou com recurso a outras artes, como cerco, linha de mão, gaiolas, emalhe de superfície, entre outras.
  • Exorta-se às empresas/armadores e aos comerciantes de pescado a apresentar às autoridades competentes locais de Inspecção de Pescado a declaração da existência de matéria-prima e o produto final até ao dia 31 de Outubro de 2022.
  • As dúvidas que surgirem face à implementação dos períodos de defeso e veda serão esclarecidas pela Administração Nacional da Pesca, IP.

Maputo, aos 28 de Outubro de 2022

O Director Geral

Ilegível

Artigos relacionados

ADNAP, IP Reúne com Parceiros de Cooperação

Julio Mauro Langa

CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA PESCA

Julio Mauro Langa

3ª Sessão da Comissão Técnica de Pesca

Arão Matusse