Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • Visita de Sua Excia a Ministra a ADNAP, IP para Apresentação do Director Geral
Eventos Notícias

Visita de Sua Excia a Ministra a ADNAP, IP para Apresentação do Director Geral

Aos 20 de Junho de 2022, realizou-se a cerimónia de apresentação do Director Geral da ADNAP, IP, na sala de reuniões da instituição pelas 08h.30, sob a orientação de Sua Excia a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia de Fátima Cardoso.

Na sua intervenção, Sua Excia a Ministra, saudou aos presentes e explicou que a cerimónia se enquadra no âmbito da reestruturação do Sector, em particular da ADNAP, IP que exerceu as suas actividades por um período sem a figura de Director Geral.

Disse ainda, que o Sector está num processo de reformas com a finalidade de cumprir com os indicadores predefinidos no Plano Quinquenal do Governo (PQG 2020-2024), mormente a contribuição de 3.5% do PIB, contra os actuais 1.5%, as capturas do pescado na ordem de 400 00 ton, e arrecadação das receitas para o cofre de Estado, no exercício das cobranças de licença de pesca industrial.

Adicionalmente, desafiou a ADNAP, IP a encontrar soluções para os problemas de fraca participação dos nacionais na indústria pesqueira, liderada maioritariamente pelos estrangeiros. Entretanto, urge a necessidade de adopção de estratégias para a mobilização dos recursos financeiros locais.

Em relação aos concursos públicos, ressalvou sua Excia a Ministra, a necessidade de melhorar ou aprimorar os termos de referência (TdR) para evitar casos de reclamações e cancelamento de concursos.

Sublinhou que o PQG está ao meio de vigência e urge a necessidade de acelerar o ritmo para levar o barco a bom porto. Nesse contexto, instou aos quadros da ADNAP, IP a realizar as suas actividades com ética e deontologia profissional, abandonar práticas de corrupção, melhorar o relacionamento interpessoal e ser proactivo.

Concluindo, apelou maior colaboração e espírito de sacrifício para responder aos desafios do Sector, e a ADNAP, IP precisa-se posicionar e trazer assuntos transversais para a discussão no Conselho Coordenador a ter lugar em Julho próximo. 

Artigos relacionados

Tomada de Posse do Novo Delegado de Inhambane – ADNAP, IP

Rufino Sumbane

Cassamo Júnior Conduzido a Director-Geral da ADNAP, IP

Rufino Sumbane

Workshop de Harmonização da Proposta do Plano de Gestão das Pescarias da Albufeira de Cahora Bassa II, 2023-2027

Rufino Sumbane