Administração Nacional das Pescas
Eventos Notícias

I Reunião Nacional da ADNAP, IP em Sofala.

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, procedeu a abertura da 1ª Reunião Nacional da Administração da Pesca, IP, na Província de Sofala, no dia 31 de Março do corrente ano.

O evento contou vários participantes, dentre os quais se destacam os Directores do Serviço Provincial de Actividades Económicas de Sofala, da Agricultura e Pescas de Sofala, Membros do Conselho Consultivo do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Administrador do Distrito da Beira e Membros do Conselho de Direcção da Administração Nacional da Pesca, IP.

No seu discurso de abertura, a Ministra sublinhou a necessidade de melhorar o mecanismo de regulação e gestão da pesca e aquacultura no país, estabelecer o equilíbrio entre preocupações dos armadores e a sustentabilidade dos recursos a longo prazo, reflectir sobre o período de defeso e veda, e as atribuições na qualidade de Instituto Público.

Disse ainda, que a ocorrência frequente de pesca ilegal, com enfoque na pesca artesanal, não deve ser prática, entretanto, a fiscalização deve desencadear acções vigorosas, mas também didácticas, tais como: a sensibilização às comunidades pesqueiras sobre a necessidade do defeso e a veda, e a adopção de meios alternativos para a sua sobrevivência.

Em seguida, a Ministra instou a ADNAP, IP Sede e as Delegações Provinciais a deslocaram-se ao terreno para a realização das actividades que lhes são incumbidas. Enfatizou, que o Delegado Provincial, em particular, deve dominar a legislação pesqueira e ser capaz de orientar os pescadores em todas as questões inerentes à actividade da pesca.

Concluiu, recomendou maior celeridade nos pareceres técnicos sobre os projectos de aquacultura, mapeamento das áreas potenciais para o exercício da aquacultura e o licenciamento da actividade no país. Para melhor gestão e tomada de decisão sobre a actividade aquícola é imprescindível o uso da tecnologia, sistema de informação, com a finalidade de recolha, análise e processamento de dados estatísticos, por conseguinte, declarou aberta a 1ª Reunião Nacional da Administração da Pesca.

Artigos relacionados

Visita de Sua Excia a Ministra a ADNAP, IP para Apresentação do Director Geral

Rufino Sumbane

Cassamo Júnior Conduzido a Director-Geral da ADNAP, IP

Rufino Sumbane

Workshop de Harmonização da Proposta do Plano de Gestão das Pescarias da Albufeira de Cahora Bassa II, 2023-2027

Rufino Sumbane