Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • Beira acolhe a cerimónia oficial de abertura da campanha de pesca para 2022
Eventos Notícias

Beira acolhe a cerimónia oficial de abertura da campanha de pesca para 2022

A abertura oficial da campanha da Pesca 2022, teve lugar no dia 30 de Março, cidade da Beira, em Sofala, sob o lema “Pescar, preservando o mar e os recursos pesqueiros”, e replicado em todas as Delegações e representações da ADNAP, IP.

A cerimónia foi dirigida pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia de Fátima da Graça Cardoso e contou com a participação do Governador da Província da Sofala, Lourenço Bulha.

Na sua intervenção, a Ministra, mencionou que, ao iniciar a nova campanha, estavam criadas as condições para uma faina mais produtiva e com melhores resultados comparativamente à época passada.

De seguida, saudou a todos os pescadores moçambicanos, nos subsectores artesanal, semi-industrial e industrial, assim como a todos aqueles que exercem actividades conexas à pesca, por aquela ocasião e especial para ela, por ser a sua primeira, cujo objectivo é a preparação para, em conjunto, contribuirmos para a segurança alimentar e nutricional dos moçambicanos.

Continuando, disse que nos últimos dois anos, a actividade da pesca e aquacultura foi marcada negativamente por factores externos, com particular realce a Covid-19, aliada aos eventos climáticos, ataques terroristas em Cabo Delgado, e pelas restrições nos mercados internacionais.

Assim, com vista a mitigar o sofrimento daquelas comunidades, o Governo aprovou e está a implementar o Plano de Recuperação de Cabo Delgado, o qual, concretamente na área das pescas, prevê a reabilitação de quatro mercados de peixe, a aquisição de 300 embarcações, 5.000 artes de pesca e 500 colmas, incluindo outras formas de apoio.

Anunciou que a produção pesqueira em 2021 foi positiva, tendo-se consubstanciado em 448 mil toneladas, sendo 444 mil toneladas provenientes da pesca e quatro mil da aquacultura, representando um crescimento de 3% em relação ao ano de 2020.

Informou ainda que a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2022 como o “Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquacultura”, tendo como pressuposto enaltecer a importância destes dois subsectores,

Com estas palavras, declarou aberta a Campanha de Pesca 2022, que decorrerá sob o lema “Pescar, preservando o mar e os recursos pesqueiros”.

Artigos relacionados

Visita de Sua Excia a Ministra a ADNAP, IP para Apresentação do Director Geral

Rufino Sumbane

Cassamo Júnior Conduzido a Director-Geral da ADNAP, IP

Rufino Sumbane

Workshop de Harmonização da Proposta do Plano de Gestão das Pescarias da Albufeira de Cahora Bassa II, 2023-2027

Rufino Sumbane