Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • Lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE)
Eventos Notícias Uncategorized

Lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE)

Spread the love

O Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), foi lançado na Província de Tete, em Chitima, aos 28 de Maio corrente, por Sua Excelência o Presidente da República, Felipe Jacinto Nyusi, com a presença da Ministra do pelouro, Augusta de Fátima Charifo Maita e Vice-Ministro, Henrique Bongece.

Na sua apresentação, o Chefe de Estado, enalteceu o papel fundamental do projecto na visão estratégica do governo, em aumentar a produção de peixe em cativeiro, cerca de 3 000 toneladas em 2020, proveniente essencialmente do subsector de pequena escala, com uma contribuição de 2% no Produto Interno Bruno (PIB).

O PRODAPE, está orçado em 49 milhões de dólares norte americanos, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), cuja implementação será em 23 distritos do país, nas províncias de Cabo Delegado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala respectivamente.  Espera-se, no próximo quinquénio uma viragem considerável com uma produção em torno de 24 mil toneladas provenientes deste subsector, que vai beneficiar directamente cerca de 90 mil pessoas, e gerar cerca de 17 mil postos de trabalho.

Por seu lado, a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maita, disse que o PRODAPE é parte dos desafios colocados pelo Chefe de Estado e o lançamento reveste-se de capital importância para a aquacultura, porque vai melhorar o desempenho do Sector.

Artigos relacionados

ADNAP, IP, PARTICIPA DA 56ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE MAPUTO – FACIM

Julio Mauro Langa

CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA

Arão Matusse

REUNIÃO SOBRE A CAMPANHA DE PESCA 2021

Julio Mauro Langa