Administração Nacional das Pescas
Eventos Notícias

Abertura de Campanha de Pesca 2021

Spread the love

O Museu das Pescas acolheu no dia 31 de Março do ano em curso, o lançamento da campanha de Pesca que decorreu sob o lema: Por uma pesca responsável, preservando os ecossistemas marinhos e costeiros.

Sua excelência, Augusta de Fátima Charifo Maíta, Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas na sua intervenção reiterou que a Campanha de Pesca 2020 foi marcada profundamente pelos efeitos nefastos da Covid-19 e dos eventos climáticos, factores externos que afectaram o desempenho da actividade de pesca.

Entretanto, o Governo tomou medidas para aliviar as empresas de pesca, com vista a salvaguardar a actividade, possibilitando o pagamento das licenças de pesca em prestações. Ainda, os pescadores foram exortados a conjugar esforços na observância do cumprimento do período de defeso e veda, com o objectivo de assegurar a disponibilidade dos recursos pesqueiros às gerações vindouras.

Por último, sua excelência a Ministra, apelou ao cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção diariamente emanadas pelo Governo, em particular a observância das questões relativas à desinfecção das embarcações, das unidades produtivas e dos meios de transporte do pescado, à interdição de aglomerações nos portos e centros de pesca, entre outras formas que possam concorrer para a não infecção por esta pandemia.

Face ao acima exposto, declarou a aberta a Campanha de Pesca 2021, certa de que será mais um ano de grande produção e de abundância, mas também certa de que, unidos e cumprindo as medidas de prevenção, venceremos este inimigo comum que é a Covid-19, de seguida, procedeu a entrega de licença de pesca a um operador semi-industrial no porto de pesca de Maputo.

Artigos relacionados

CELEBRAÇÃO DO DIA INETERNACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA

Arão Matusse

Lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE)

Arão Matusse

REUNIÃO SOBRE A CAMPANHA DE PESCA 2021

Julio Mauro Langa