Administração Nacional das Pescas
Eventos Notícias Uncategorized

Reunião sobre a Campanha de Pesca 2021

Spread the love

Realizou-se no dia 01 de Março de 2021, nas instalações da Escola de Pesca, uma reunião sobre a Campanha de Pesca 2021, com o Lema “Por uma pesca responsável, resiliente a mudanças climáticas e COVID-19”.

A reunião foi dirigida por Sua Excelência a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta de Fátima Charifo Maita, na qual participou a industria pesqueira (industriais e semi-industriais) representados pelas respectivas associações, membros do Conselho Consultivo e quadros do MIMAIP e convidados dos Ministérios do Interior, Economia e Finanças e Trabalho, Emprego e Segurança Social.

A reunião tinha como objectivo principal reflectir em torno da Campanha de Pesca 2021, tendo como pontos de agenda seguintes:

  • Licenças de Pesca/Regime de pagamento das taxas de licença;
  • Zoneamento da pescaria de crustáceos de profundidade;
  • Visto marítimo para tripulação estrangeira;
  • Contrato Marítimo para Estrangeiros;
  • Reembolso do IVA aos Operadores de Pesca; e
  • Impacto dos Ciclones IDAI e Eloise nas empresas de pesca.

Na abertura da reunião, Sexa a Ministra, saudou aos participantes, em particular aos armadores de pesca pelo esforço abnegado na garantia de uma pesca sustentável e na contribuição da balança de pagamentos do Sector. Ainda, reconheceu a presença dos convidados provenientes de outras instituições da Administração Pública, como um braço de apoio para o esclarecimento e solução de alguns problemas que enfermam a actividade da pesca no país.

Referiu de seguida, que o contexto de pandemia do COVI-19 está a assolar o mundo e, Moçambique, não sendo uma ilha sofre iguamente a uma forte desaceleração do PIB nacional, com impactos no Sector das Pescas, não obstante a aceleração do desempenho do PIB no último trimestre de 2020, o que mostra sinais de resiliência.

Sua Excelência, terminou por referir que a Campanha de Pesca 2021 ainda se ressente dos efeitos da pandemia e Ciclones IDAI e Eloise, contudo, é notável o esforço da industria face aos desafios.

Artigos relacionados

CELEBRAÇÃO DO DIA INETERNACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA

Arão Matusse

Lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE)

Arão Matusse

REUNIÃO SOBRE A CAMPANHA DE PESCA 2021

Julio Mauro Langa