A Administração Nacional da Pesca, ADNAP IP, realizou no dia 08 de Setembro de 2020, na sala de reuniões da Escola de Pesca, na Província de Maputo, cidade da Matola uma reunião com Industria Pesqueira com o objectivo de discutir matérias ligadas a gestão das pescarias decorrentes da presente campanha e perspectivas para próxima campanha de pesca.
A sessão foi presidida pelo Senhor Director Geral Adjunto, Cassamo Hassane Cassamo Júnior, que endereçou saudações de boas vindas aos presentes na reunião, e agradeceu aos operadores no seu empenho no plano 2020 para o abastecimento do mercado interno com o pescado.
Informou aos presentes da aprovação do REPMAR, no dia 1 de Setembro de 2020, da conclusão da elaboração dos planos de gestão e, salientou que após a aprovação será comunicada aos operadores tendo em conta que são instrumentos essenciais para ordenamento da pescaria.
Ainda, informou sobre o trabalho de licenciamento da pesca artesanal que decorreu de 6 ao 21 de Agosto a nível nacional e que o trabalho teve uma realização de 66% o correspondente a 26 mil artes de pesca, e espera-se o incremento até o mês de Dezembro para 30 mil artes, em particular no Banco de Sofala.
E para finalizar agradeceu a indústria pelo apoio logístico, tendo igualmente agradecido aos representantes do CCP pelo papel importante na atividade de licenciamento e solicitou aos presentes um debate aberto, interativo e sem reservas para melhor planificação da campanha de pesca 2020.
O programa de trabalhos obedeceu a seguinte agenda:
- Apresentação e aprovação da agenda;
- Balanco da Campanha de Pesca ate o mês de Agosto;
- Fundamentação da veda para a pescaria do camarão de superfície e caranguejo de mangal;
- Proposta da veda 2020/2021 para as pescarias de camarão de superfície do BS, BM e FRL e do caranguejo de mangal;
- Proposta da Campanha de Pesca 2021;
- REPMAR