Administração Nacional das Pescas
Eventos Notícias

Registo Electrónico dos Pescadores Artesanais

Spread the love

O Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, especificamente a Administração Nacional da Pesca (ADNAP IP) tem envidado esforços no sentido de melhorar a qualidade de dados estatísticos e garantir a transparência da gestão da coisa pública, com recurso as Tecnologias de Informação e Comunicação

Desde o ano passado, A ADNAP IP iniciou um conjunto de acções no sentido de formalizar a actividade piscatória, concretamente no subsector da pesca artesanal, com a introdução do conceito Pescador Cidadão, ou seja, um pescador devidamente credenciado para exercer a sua actividade, licenciando as suas artes de pesca e regularizada a sua situação de previdência social.

Nesse contexto, a ADNAP IP desenvolveu um Sistema de Informação para o Cadastro Eletrónico dos Pescadores Artesanais (SCELPA), baseado na tecnologia móvel (Android) e computadores pessoas (Windows, Linux, Apple). A tecnologia funciona sem rede (offline), assim como em rede (Online), atendendo a dificuldade de rede ao longo das zonas costeiras onde a actividade é exercida.

O cadastro eletrónico dos pescadores artesanais é realizado em dispositivos móveis (smartphones e leitor/gravador nfc), culminando com a produção de um cartão biométrico com memória (ship) que contém toda a informação sobre o estado da licença de pesca, artes de pesca e embarcações.

Importa salientar, que esta tecnologia nfc (near field communication), isto é, comunicação por campo de proximidade, permite a troca de informação sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos uns dos outros. Deste modo, o agente fiscal da pesca poderá realizar a monitorização da pesca de forma eficiente e dinâmica.

Assim o Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas inicia um novo ciclo no âmbito do licenciamento da Pesca Artesanal, onde durante a abertura da Campanha Nacional, foi registado e entregue o primeiro cartão eletrónico do pescador Oliveira Manje, presidente do Centro Comunitário de Pesca (CCP) de Estoril por Sua Excelência a Ministra, Augusta Maíta.

Artigos relacionados

VII Reunião do Grupo de Trabalho de Cogestão

Arão Matusse

Celebrações do Dia Mundial da Pesca

Arão Matusse

Director Geral Adjunto empossa Delegada Provincial da ADNAP, IP

Arão Matusse