Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • Cerimônia Oficial da Abertura Da Campanha de Pesca De 2020
Eventos Notícias

Cerimônia Oficial da Abertura Da Campanha de Pesca De 2020

No passado dia 01 de Abril do ano em curso, pelas 09 horas, no museu de Pescas, Sexa a Ministra, Augusta Maita, dirigiu a cerimónia oficial de abertura da campanha de pesca nas pescarias de camarão de superfície e caranguejo de mangal.

A cerimónia, contou com a participação Armadores de Pesca Industrial, Semi-Industrial, assim como os representantes da pesca artesanal. Conforme as imagens, a participação foi limitada, observando as medidas emanadas no decreto presidencial sob o Estado de Emergência face a pandemia do Covid-19.

Na ocasião, sua Excia a Ministra do MIMAIP esclareceu aos presentes o significado da medida de veda, tendo dito que é uma medida de gestão necessária para garantir a continuidade da actividade de pesca no país, hoje, amanhã e sempre. A mesma assume uma grande importância no âmbito da gestão das pescarias, do ponto de vista biológico e de rentabilidade económica do pesqueiro.

Ainda neste quadro, referiu que os resultados para a época de veda que finda, resumiu-se no seguinte:

  • Apreensão de 11.142.7 kgs de camarão;
  • 3.576.63 kgs de caranguejo; e
  • 42.692.82 kgs de peixe diverso.

Referiu-se ainda, que as perspectivas para a nova época pesqueira são animadoras quanto ao aumento da produção, se considerarmos os seguintes números previstos para o ano de 2020: 461.199 toneladas, contra 420.000 do ano passado, com a pesca artesanal a contribuir com o maior quinhão.

Sua Excia a Ministra do MIMAIP chamou atenção, aos pescadores artesanais, para a necessidade do seu licenciamento, como forma de melhorar a gestão das pescarias. Todavia, referiu que o mundo está a viver um ano verdadeiramente atípico, em face do Covid-19, com muitos países, incluindo nossos vizinhos, a enveredarem por medidas drásticas para evitar a propagação desta doença, como por exemplo o lockdown, não nos restará outra alternativa que não seja o aumento da produção interna.

Lembrou o momento particularmente difícil que hoje vivemos face à crescente propagação do Covid-19. Para tanto, a par do cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção que diariamente são emanadas pelo Governo, no nosso Sector, em particular, devemos observar as questões relativas à desinfecção das embarcações, das unidades produtivas e dos meios de transporte do pescado, à interdição de aglomerações nos portos de pesca e nos CCP, entre outras formas que possam concorrer para a não infecção pelo Covid-19.

Para o caso específico da indústria, referiu que devemos ser rigorosos na quantidade de trabalhadores que embarcam, reduzindo o número de pescadores no mesmo barco e, se possível, criando condições para um eventual confinamento, tendo em conta que passam muito tempo no mar.

Concluindo, sua Excia a Ministra do MIMAIP declarou aberta a Campanha de Pesca de 2020, na certeza de um ano de grande produção e de abundância, mas também certa de que, unidos e cumprindo as medidas de prevenção, venceremos este inimigo comum que é o Coronavírus.

Artigos relacionados

Visita de Sua Excia a Ministra a ADNAP, IP para Apresentação do Director Geral

Rufino Sumbane

Cassamo Júnior Conduzido a Director-Geral da ADNAP, IP

Rufino Sumbane

Workshop de Harmonização da Proposta do Plano de Gestão das Pescarias da Albufeira de Cahora Bassa II, 2023-2027

Rufino Sumbane